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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Primeira Parte Da Filosofia Da Historia politica na Antiguidade(Platao e Aristoteles)

PLATÃO ARISTÓTELES Perfil Vocação matemática Vocação naturalista, observação do concreto Objetivos Movido por motivos políticos, éticos, estéticos e místicos Recolhido unicamente na elaboração de seu sistema filosófico, indene a motivos práticos e sentimentais. Obras Todas chegaram até nós Muitos escritos se perderam Escola Academia: num jardim junto do santuário do herói Academo Liceu perto do templo de Apolo Lício Projeção doutrinária Platonismo: fecundo dentro e fora do pensamento grego Aristotelismo: idem, mas com mais extensão e vigor Influências Sem Sócrates não teria havido o Platão que conhecemos Sem Platão não teria havido o Aristóteles que conhecemos Caminhos traçados Mais brilhantes, sugestivos e aparentemente mais prometedores Mais humildes, menos espetaculares, mas mais eficazes e fecundos,porque estão baseados na realidade mesma das coisas DOUTRINA Gnosiologia Intenta resolver o problema da vida Intenta resolver o problema do ser Idéias universais Realidade objetiva: Mundo das Idéias Não existem modelos reais das coisas sensíveis O universal Não se contrapõe ao particular, mas é lhe é anterior Não se contrapõe ao particular, mas lhe é posterior As idéias não entram na composição dos seres do mundo sensível, senão de uma maneira puramente extrínseca, enquanto servem de modelos para a formação do Universo. Pela abstração a inteligência atinge a essência das coisas. Não há o Mundo das Idéias. Realidade Antecipa-se ao método de Descartes
e Spinoza e incorre no mesmo defeito de querer partir de uma intuição fundamental
para deduzir depois a realidade Realismo moderado, ratificado por Tomás de Aquino: não há intuição, mas abstração das idéias, nas quais e pelas quais se conhece a coisa em si. Doutrina Platão Aristóteles O Ser Mundo transcendente, hiperurânio, onde estão as idéias nas quais se concentra toda a realidade. Aí residem as substâncias imutáveis que são o objeto da ciência. Nega a realidade ontológica do mundo platônico das Idéias. Existem somente as substâncias individuais particulares e concretas. Recebe o seu sentido primitivo de cima,
da Idéia Recebe o seu sentido primitivo de baixo,
do concreto Sentidos Desconfia dos sentidos Os conceitos são tirados da experiência mediante a evidência Recusa a passagem da sensação ao conceito “Nada está na mente que não tenha passado pelos sentidos”. Natureza Não faz a apologia do estudo da natureza Faz a apologia do estudo da natureza: “Em cada parcela da natureza há sempre alguma maravilha”. Ciência A construção do platonismo é de cima para baixo A construção do aristotelismo é de baixo para cima Desvia-se do método traçado por Sócrates.
Representante do matematicismo exagerado seguido por Descartes, Malebranche, Spinoza e Leibniz, quer lograr em todos os ramos da ciência o mesmo grau de necessidade e de certeza que nas matemáticas. Seu idealismo frustra radicalmente seu desejo de chegar à verdadeira realidade Retorna ao método socrático no seu verdadeiro sentido ascendente, partindo da realidade dos indivíduos substanciais, concretos, múltiplos, móveis e contingentes do mundo físico, para construir sobre eles as ciências na ordem lógica e também para chegar eficazmente à única realidade transcendente na ordem ontológica que é Deus Lógica Dedutiva, demonstrativa Ensina o mesmo Conhecimento Os conceitos são a priori. Os conceitos são abstraídos das coisas. Inatismo Vem da experiência Depende das idéias inatas Depende da percepção sensível Scire est reminisci Nihil est in mente quod prius non fuerit in sensu Matéria Puro não-ser, princípio de decadência Condição indispensável para concretizar a forma. Tudo anela pela idéia A matéria anela pela forma Doutrina Platão Aristóteles Forma Separada da matéria Imanente e operante na matéria Sensação Distinta do pensamento / Inatismo Distinta do pensamento, sem idéias inatas Olhos: suprema afinidade com o espírito O ouvido é o órgão espiritual por excelência Razão Aniquila e destrói as paixões Governa e domina as paixões Psicologia Carece de todo valor científico.
Baseada no mito da preexistência das almas. A alma está presa ao corpo com uma união acidental, violenta e antinatural. O corpo é o túmulo da alma, decaída de uma vida anterior feliz. Investiga sobre a alma fixando-se em seus atos, dos quais deduz sua natureza e suas propriedades.
Não considera a alma como coisa estranha ao corpo, senão que é seu princípio vital, unida a ele naturalmente como forma à sua matéria, de maneira substancial, constituindo um composto único e natural, que é a pessoa humana. Ética Não salva o Direito Privado, a Propriedade Particular e a Família Salva tudo isto Tem em vista homens superiores e não homens comuns Idem Baseada em sentimentalismos lamentáveis Sistematização aristotélica da ética muito acima dos sentimentalismos platônicos e marca um avanço muito mais positivo para a verdadeira solução. Insiste que se torna impossível saber sem querer, ou seja, é impossível a quem deixou de captar pela lógica da racionalidade agir contra a dinâmica que conduz ao Bem Supremo. Quem age imoralmente é porque não sabe, não entrou nos caminhos da razão. É possível termos certezas teóricas e errarmos no campo da práxis.
Existe neste setor complexidade muito
maior. Cada pessoa tem o direito de ser o árbitro de seus valores, de sua vida ética. Não reconhece a cada um o direito de constituir seus valores. . Doutrina Platão Aristóteles Antropomorfismo Excluído Idem Politeísmo Não excluído de todo Idem Monismo e pluralismo Entre os extremos do monismo absoluto e do pluralismo radical mais perto do monismo Mais perto do Pluralismo Escravidão Admite Idem Teologia Ciência de Deus Idem Deus é espírito, acentuando o espírito objetivo, sendo a Idéia do Bem e do Belo a origem de tudo. Deus é espírito, acentuando o espírito vivo, sendo que o Primeiro Motor imóvel move tudo sem se imiscuir no processo cósmico Sobre a natureza de Deus afeta um certo temor em aventurar uma atribuição indireta à natureza do seu supremo princípio Declara-se firme e sem rebuços pelo real ser de Deus, como espírito pensante e vivendo uma vida feliz. Heraclatismo Superado com sua doutrina da unidade e da multiplicidade Superado com sua doutrina do ato e da potência Alma Um ser que se move por si mesmo Idem Dotada de partes reais Dotada de unidade Admite sua imortalidade Imortalidade parcial Mundo Começo temporal Eternidade da matéria e da forma, particularmente nos astros eternos, bem como ensina a eternidade do movimento Educação militar Elimina tudo que é puramente técnico Maior modernidade Preocupa-se sobretudo com a estrutura espiritual da pessoa Acentua a importância da maquinaria e da habilidade no manejo das armas Humanidade Não tinha idéia universal de humanidade Idem Gregos, parentes e amigos; bárbaros, inimigos Idem Estado Tem por finalidade prover o bem coletivo Seu papel essencial é a educação dos cidadãos Comunismo dos bens, das mulheres e dos filhos Comunismo, como resolução total dos indivíduos e dos valores no Estado é fantástico e irrealizável Filósofos governam a República Monarquia, aristocracia ou democracia Doutrina Platão Aristóteles Religião Oferece uma garantia aos valores morais do homem, os quais regulam a ordem da vida social. Necessária para a moralização do povo Arte Sua doutrina estética oscila entre a valorização e a desvalorização da arte e da beleza É a imitação direta da forma imanente à matéria Resulta da cópia de uma cópia do mundo empírico que é já uma cópia do mundo ideal. Cópia não de essências, mas de fenômenos. Tem como conteúdo o universal, inteligível do qual depende sua eficácia espiritual, isto é, pedagógica e purificadora

2 comentários:

Unknown disse...

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